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domingo, 29 de abril de 2012

O Triângulo Das Bermudas- Verdade ou Mito

 Existem vários boatos de que muitos barcos e aviões que desapareram,ou até mesmo só as tripulações.
 É você deve estar pensando''Nossa!Sinistro!''sim, realmente é um fato que deixa a todos pensando, será verdade ou mito  que pessoas desaparecem no triângulo das bermudas.
  Bom, afirmar isso ninguém pode, mas vários casos ocorreram.Existem diferentes teorias ,entre elas a teoria de que o lugar seria uma ''passagem'' para outra dimensão(eu pessoalmente não acredito muito nesta teoria). Ele não existe oficialmente.

Mapa ilustrado mostrando a localização do Triângulo das Bermudas
Qual é o mistério?
Nos últimos 100 anos, o Triângulo das Bermudas foi o local onde aconteceu um número absurdo e significativamente alto de desaparecimentos inexplicáveis de aviões, navios e pessoas. Alguns relatórios dizem que até 100 navios e aviões desapareceram na área, com mais de mil vidas perdidas. A guarda costeira dos EUA, no entanto, alega que a área não tem um número incomum de incidentes.

Em 1975, Mary Margaret Fuller, editora da revista "Fate", entrou em contato com a Lloyd, de Londres, para saber as estatísticas de pagamentos de seguros por incidentes que haviam ocorrido dentro dos limites do Triângulo. Ela descobriu que, de acordo com os registros da Lloyd, 428 navios sumiram no mundo todo entre 1955 e 1975, não havendo nenhuma incidência maior de eventos no Triângulo das Bermudas do que no resto do mundo.




Capa do livro 'Into the Bermuda Triangle' (Dentro do Triângulo das Bermudas)
Imagem cedida Amazon
Gian J. Quasar, autor de "Into the Bermuda Triangle: pursuing the truth behind the world's greatest mystery" (Dentro do Triângulo das Bermudas: em busca da verdade por trás do maior mistério do mundo) e diretor do Bermuda-triangle.org, alega que esse relatório "é completamente falso". Ele diz que devido ao fato da Lloyd não segurar veículos pequenos como iates e normalmente não oferecer seguros para pequenos barcos alugados ou aviões particulares, seus registros não podem ser levados totalmente em consideração. Além disso, ele também diz que os registros da guarda costeira, publicados anualmente, não incluem "navios desaparecidos". Ele solicitou os dados sobre "veículos marítimos que não retornaram" e recebeu (após 12 anos solicitando) registros de 300 barcos desaparecidos/atrasados nos dois anos anteriores. E não se sabe se estes embarcações acabaram retornando. Sua página na internet possui a lista destas embarcações (em inglês).

O banco de dados da NTSB (Comissão Nacional de Transportes e Segurança) indica (de acordo com Gian J. Quasar) que somente umas poucas aeronaves desapareceram sobre a costa da Nova Inglaterra nos últimos 10 anos, enquanto mais de 30 casos desses ocorreram no Triângulo das Bermudas.
O mistério do Triângulo provavelmente começou com o primeiro desaparecimento a tomar um bom espaço na mídia, em 1945, quando cinco aviões Avengers da marinha norte-americana desapareceram na área. Embora o motivo do desaparecimento originalmente tenha sido definido como "erro do piloto", os familiares do piloto que liderava a missão não aceitaram que ele havia cometido aquele tipo de erro e acabaram convencendo a marinha a mudar o veredito para "causas ou razões desconhecidas".




O preço do seguro é maior no Triângulo das Bermudas?
De acordo com Norman Hooke, que conduziu os estudos de vítimas de acidentes marinhos para os Serviços de Informações Marítimos da Lloyd (em inglês), com sede em Londres, "o Triângulo das Bermudas não existe". Em vez disso, ele diz que os desaparecimentos na área foram diretamente relacionados às condições climáticas. Por isso, apesar das teorias sobre o motivo de navios e aviões desaparecerem na área, as apólices não são mais caras do que as apólices feitas para qualquer outro lugar do oceano.
Mas o mito do Triângulo ganhou evidência após o repórter E. V. W. Jones ter compilado uma lista de "desaparecimentos misteriosos" de navios e aviões na região que se estende entre a costa da Flórida e de Bermuda. Dois anos depois, George X. Sand escreveu um artigo para a revista "Fate" com o título "Mistério marítimo na porta do nosso quintal". O artigo falava sobre uma "série de estranhos desaparecimentos marítimos, os quais não deixavam qualquer tipo de rastro, que ocorreram nos últimos anos" em um "triângulo sobre o mar cujas fronteiras são as proximidades da Flórida, Bermuda e Porto Rico".

Conforme mais incidentes iam ocorrendo, a reputação do lugar aumentava e eventos antigos eram analisados novamente e somados à lenda. Em 1964, a revista "Argosy" batizou o triângulo em um artigo com o nome de "O letal Triângulo das Bermudas", de Vincent Gaddis. O slogan da revista que dizia ser "sobre ficção", não impediu que o mito se espalhasse. E, então criaram-se mais artigos, livros e filmes, cada um sugerindo uma nova teoria que ia de abduções alienígenas a polvos gigantes.

Gostaram? Entrem neste Link para saber mais : http://www.dominiosfantasticos.com.br/id191.htm
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sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

trava- linguas(por que não conseguimos pronunciar)

RESUMO trava-línguas pode ser definido como uma expressão ou frase difícil de pronunciar quando falada rapidamente, devido a aliteração ou a repetição de sons semelhantes . Algumas pessoas acreditam que o trava-línguas possa ser usado para desenvolver a habilidade oral e alguns fonoaudiólogos defendem que ele é útil na terapia da fala , um ponto de vista que não é inteiramente compartilhado por especialistas na área do ensino de línguas . Argumenta-se aqui que o trava-línguas pode ser usado principalmente quando se deseja brincar com a língua , como fazem os poetas e as crianças . Oferecem-se alguns exemplos e propõe-se uma metodologia para sua elaboração . Na medida em que a maioria dos trava-línguas podem ser pronunciados quando se atribui um sentido a eles , acredita-se que seu uso pode contribuir para conscientizar o aluno da importância do significado quando se aprende uma língua .
PALAVRAS-CHAVE: trava-línguas, aliteração , pronúncia


Introdução

A idéia deste capítulo surgiu da leitura do livro de Francisco Gomes de Matos, Criatividade no ensino de inglês (GOMES DE MATOS, 2004). Parte-se do princípio de que a língua não existe apenas como um instrumento para transmitir representações do mundo, influenciar as outras pessoas ou expressar nossos sentimentos, mas existe também como um objeto que pode ser usado para brincar. A língua deixa de ser um meio para se chegar ao objeto, para tornar-se o próprio objeto, uma massa de moldar que pode ser manipulada com as mãos e transformada em diferentes configurações. Não se brinca através da língua mas com a própria língua.
Há várias maneiras de se brincar com a língua, envolvendo, por exemplo, a sintaxe, o léxico e principalmente a fonologia. Quem mais brinca com a língua são os poetas e as crianças. Entre os poetas, um dos mais brincalhões é o francês Verlaine, cujo poema Canção do outono, em seus primeiros versos, mostra como pôr música nas palavras:
"Les sanglots longs
Des violons
De l'automne
Blessent mon coeur
D'une langueur
Monotone"
Recitar o poema Canção de outono, que não foi escrito para ser lido em silêncio, mas justamente para ser recitado em voz alta, é uma experiência sensual que provoca doces vibrações na língua, com repercussões que vão da garganta ao céu da boca. A língua é usada tanto como forma, com ênfase na materialidade sonora, como conteúdo, com ênfase no significado, tanto para ser sentida como para ser entendida; sentimento e razão. O conceito de língua como código une-se ao conceito de língua como órgão da fala; em inglês une-se tongue com language. Em português, pela homografia da palavra, temos uma união mais ambígua: une-se língua com língua.
Na língua portuguesa, podemos começar com as traduções que foram tentadas a partir do poema de Verlaine. Não brincou apenas o poeta no poema original; brincaram também os tradutores. Vejamos três exemplos de traduções de três poetas famosos, ficando apenas nos primeiros versos:

Alphonsus de Guimaraens:Os soluços graves
Dos violinos suaves
Do outono
Ferem a minh'alma
Num langor de calma
E sono.
Onestaldo de Pennafort:Os longos sons
dos violões,
pelo outono,
me enchem de dor
e de um langor
de abandono.
Guilherme de Almeida:Estes lamentosDos violões lentosDo outonoEnchem minha almaDe uma onda calmaDe sono.
Com melhores resultados do que o poema traduzido, sem as restrições impostas pelo significado das palavras que precisavam ser mantidas do francês, temos em língua portuguesa o exemplo de Eugênio de Castro. Veja-se, por exemplo, nos versos abaixo, como o poeta brinca com a musicalidade da frase, como dá muito mais importância ao som do que ao significado:

Na messe, que enlouquece, estremece a quermesse...
O sol, o celestial girassol, esmorece...
E as cantilenas de serenos sons amenos
Fogem fluidas, fluindo à fina flor dos fenos...
(poema XI).
Entre as crianças, brincar com a língua, repetindo seqüências de sons aparentemente incompreensíveis, é muitas vezes parte importante da infância. São fórmulas mágicas – abracadabra, shazam, pirlimpimpim, alakazam, chablem, hocus pocus, sinsalabim – ou seqüências de sons, incorporando o que na língua inglesa às vezes é referido como “funology” (em vez de “phonology”).
Embora não exista uma maneira única de se brincar com a língua, o procedimento mais comum é a repetição. Há várias formas possíveis de repetição: vogais, consoantes, grupos consonantais e outros tipos de segmentos. Uma forma de repetição bastante comum é o trava-línguas. É especificamente dele que trataremos neste capítulo.
O que é o trava-línguas?
O trava-línguas, em sua forma mais simples, é uma sucessão de sons semelhantes, geralmente difíceis de serem reproduzidos, quando pronunciados rapidamente. Fazem parte das manifestações populares da cultura das diferentes línguas e normalmente integram o repertório da literatura oral das crianças. No folclore da língua portuguesa, exemplos típicos de trava-línguas são os seguintes:
Quando a pia pinga o pinto pia.
O rato roeu a roupa do rei de Roma e a rainha de raiva rasgou o resto.
Sabia que o sabiá sabia assobiar?
Além de frases, um trava-línguas pode incorporar segmentos maiores, como diálogos, por exemplo:
- O seu Tatá tá?
- Não, o seu Tatá não tá, mas a mulher do seu Tatá tá. E quando a mulher do seu Tatá tá, é a mesma coisa que o seu Tatá tá, tá?
- Tá.
- Qual é o doce mais doce que o doce de batata doce?
- O doce mais doce que o doce de batata doce é o doce feito com o doce do doce de batata doce.
Pequenos textos:
O vento perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro vento que não tem tempo pra dizer que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
Compadre compre pouca capa parda porque quem pouca capa parda compra pouca capa parda gasta. Eu pouca capa parda comprei e pouca capa parda gastei.
São também comuns as rimas infantis, as chamadas parlendas, usadas para divertir e criar desafios; vence que for capaz de pronunciá-las mais rápido sem cometer enganos:
Pardal pardo
Por que palras?
Palro sempre e palrarei
Porque sou Pardal pardo
Palrador del-rei.
Num ninho de mafagafos
Tinham seis mafagafinhos
Quem os desmafagafizar
Bom desmafagafizador será.
Podem apresentar também outros formatos, como a conjugação do verbo tagarelar no exemplo abaixo:
- Eu tagarelaria
- Tu tagarelarias
- Ele tagarelaria
- Nós tagarelaríamos
- Vós tagarelaríeis
- Eles tagarelariam
Exemplos de trava-línguas são encontrados nas culturas de todos os países do mundo e nas mais diferentes línguas, do ocidente ao oriente, do hemisfério norte ao hemisfério sul. O site http://www.uebersetzung.at/twister/ cita exemplos de trava-línguas em mais de 100 línguas diferentes, incluindo o árabe, o basco, o zulu, o guarani e até mesmo o esperanto. Como ilustração, seguem quatro exemplos, dois da língua inglesa e dois da língua espanhola:
Em inglês:
Peter Piper picked a peck of pickled peppers.
A peck of pickled peppers Peter Piper picked.
If Peter Piper picked a peck of pickled peppers,
Where's the peck of pickled peppers Peter Piper picked?
Betty Botter had some butter,
"But," she said, "this butter's bitter.
If I bake this bitter butter,
it would make my batter bitter.
But a bit of better butter--
that would make my batter better.
Em espanhol:
No me mires, que miran
que nos miramos,
y verán en tus ojos
que nos amamos.
No nos miremos,
que cuando no nos miren
nos miraremos.
Juan tuvo un tubo,
y el tubo que tuvo se le rompió,
y para recuperar el tubo que tuvo,
tuvo que comprar un tubo
igual al tubo que tuvo.
Muitas editoras de livros infantis possuem em seus catálogos diversas publicações com exemplos de trava-línguas, apresentando-os não só para fins de lazer mas também para melhorar a pronúncia da língua, modificar sotaque ou corrigir problemas da fala. No ensino da língua estrangeira, no entanto, os trava-línguas são geralmente descartados como pedagogicamente inadequados, não só por apresentarem seqüências de sons que normalmente não ocorrem na língua, mas também por sua dificuldade inerente, mesma para falantes nativos.
Não se propõe aqui o uso de trava-línguas como uma metodologia para o ensino da pronúncia, a ser empregado de modo sistemático. Pensa-se num uso esporádico, possivelmente com alunos mais jovens, a título de brincadeira. É possível que a pronúncia repetida possa contribuir para aumentar o nível de concentração em aspectos importantes na aprendizagem de uma língua, incluindo, além da pronúncia, questões de ritmo, entonação e segmentação. Ainda que num trava-línguas possa parecer que a ênfase esteja mais na forma do que no conteúdo, a verdade é que normalmente não se consegue pronunciar um trava-línguas sem colocar um sentido na seqüência de sons. Vejamos um exemplo. Sem colocar sentido na frase, fica muito difícil pronunciar uma seqüência como
Se o vaivém fosse e viesse o vaivém ia, mas como o vaivém vai e não vem, assim o vaivém não vai.
No momento, porém, em que explicarmos que “vaivém” aqui significa “serrote” e que a frase foi dita por um carpinteiro irritado com um colega, que pedia o serrote emprestado e nunca o devolvia, a repetição da frase fica mais fácil.
É também importante considerar, por outro lado, que o sentido é mais construído do que extraído, ou seja está mais no leitor ou usuário da língua do que no texto. Vamos demonstrar isso num exemplo bem simples: considere-se a seqüência:
Amo a ama, mas a ama ama o amo.
O que realmente significa essa frase? As possibilidades de leitura são inúmeras. Vejamos apenas duas:
Estou apaixonado pela patroa, mas a patroa não me ama; ela ama meu patrão.
Eu, pobre empregado, estou apaixonado pela criada de meu patrão, mas ela não me ama; ama o patrão.
Por trás dessas interpretações, há também uma visão realista da sociedade com suas grandes diferenças de classe, onde pessoas trabalham para outras em funções que poderiam ser exercidas pelo patrão ou patroa, como a arrumação do guarda-roupa ou a amamentação dos filhos. Mas há também a visão romântica de que o amor é mais forte e pode atravessar as diferenças de classe. O sentido, portanto, é mais atribuído do que extraído. O texto não vem prenhe de sentido; vem virgem. Podemos dizer, de maneira figurada, que nós é que o engravidamos o texto com nossa leitura. O trava-línguas parece mostrar que o sentido é atribuído não apenas na leitura do texto, mas também na sua produção; não toleramos a falta de sentido quando lemos e não conseguimos falar se não atribuímos sentido ao que dizemos.
Como criar um trava-línguas?
Considerando que o trava-línguas é normalmente uma repetição de sons semelhantes, geralmente uma consoante, criar um trava-línguas é um processo bastante simples: pega-se uma consoante e contrapõe-se essa consoante a cada uma das vogais da língua, criando pelo menos duas sílabas do tipo CVCV. Considerando, por exemplo, a consoante/b/, teríamos, numa primeira etapa:
baba, beba, Biba, boba, Buba
Nessas cinco seqüências de duas sílabas (apresentadas aqui de maneira simplificada, ignorando, por exemplo as vogais abertas e fechadas), e usando apenas a bilabial sonora /b/, já podemos aproveitar três seqüências: baba, beba e boba. Não é muito mas já podemos construir frases simples como:
A boba baba.
Beba a baba, boba.
A baba baba a boba.
Beba a baba, boba Biba.
A Biba baba e o Buba baba.
Numa segunda etapa, mexendo com a segunda silaba de cada segmento, já podemos acrescentar palavras como bobo, bebe, bebeu, babou. Isso permite construções como:
O bobo bebeu a baba.
A boba bebeu a baba.
O bobo babou a boba e a boba babou o bobo.

Usando um pouco de liberdade e introduzindo a preposição de, já podemos fazer uma frase mais complexa como
A baba do bobo babou a boba e a baba da boba babou o bobo.
Embora, aparentemente, podemos ter a impressão que estamos apenas operando no nível da “bobice”, é importante destacar que se opera também com recursos extremamente limitados. Produzir frases com tantas restrições pode servir como um ensaio para desenvolver a capacidade de ser criativo, e até brincar, em circunstâncias de extrema penúria lingüística, quando temos que interagir, por exemplo, com falantes de uma língua que mal conhecemos. É, a meu ver, exatamente como fazem as crianças depois de algumas semanas num país estrangeiro: não se deixam abater e conseguem brincar com as outras de igual para igual, apesar do pouco conhecimento que ainda têm da língua.
O mesmo processo de criação de frases pode ser usado com as demais consoantes: /k/, /d/, /f/, etc. Vejamos alguns exemplos, seguindo a ordem do alfabeto, sem maiores preocupações com a originalidade da frase, mas apenas seguindo o algoritmo proposto, em sua simplicidade operacional:
Coca com cuca, caqui e coco é cacaca.
O dado dado ao doido doeu no dedo do doido e o doido, de dedo doído, doou o dado à Dadá
O fofão foi afofar a fofa e a fofa foi afofar o fofão.
A Gigi já jejuou hoje e o João enjoou e jejuou junto.
O gago gagá aguou o gogó da águia com água.
A Lola lelé lia ali à luz da lua e a Lulu aluada lia lá.
A múmia má mima o mimo mau.
Nina nana o nenê nos ananás.
O papa papa a papa em pé e o papão papa a papa com a pá.
Era a arara aérea que arou a área na hora
A rã erra e rói na rinha, o réu erra e urra na raia, o rei erra e ri na rua.
A sábia sabiá sabia assobiar, mas o sóbrio sabiá só sabia assoprar.
Tatá tatuou o tatu.
O mesmo algoritmo pode ser repetido com as outras consoantes, grupos consonantais, vogais iniciais, etc. Vejamos alguns exemplos combinando seqüências de duas consoantes:
A moça amassou o mousse e o moço amassou a massa.
O pato pintou a pata da pata e a pata, de pata pintada, pintou a pata do pato.
A melão melou a mala, a mala melou a mula e a mula melou a mola.
Passado o alfabeto com todas as consoantes, podem-se tentar encontros consonantais:
Apronte a prata e com a prata pronta prateie o prato preto.
Trate trinta e três trutas e traga três das trinta e três trutas tratadas.
Conclusão
Não estou propondo aqui, nem de longe, como já disse, uma abordagem de ensino de línguas com ênfase no uso do trava-línguas. O que defendo é uma abordagem lúdica, sendo o trava-línguas uma das tantas maneiras de se brincar com a língua. A principal vantagem, a meu ver, é que ao fazer a união da língua-órgão com a língua-sistema, estamos fazendo a fusão do sentimento com a razão, do sujeito com o objeto, do corpo com a mente. Passamos a ver não apenas a língua como um todo, mas também o próprio sujeito que a usa.
Entendo que indutivamente o trava-línguas tem a propriedade de mostrar a importância do significado na fala; é praticamente impossível pronunciar um trava-línguas sem uma concentração intensa no que se está dizendo. Eu, pelo menos não consigo repetir cinco vezes “Quando a pia pinga o pinto pia” sem prestar muita atenção no significado da frase e até criando uma imagem mental do pinto embaixo da pia gotejante.
Já disse alguém que o homem não tolera a falta de sentido. Frederick Bartlett, no início do século XX, ao criticar os experimentos de Hermann Ebbinghaus, no século XIX, com o uso de sílabas sem sentido para tentar chegar à memória pura, sem contaminação do significado, já afirmava que não era possível garantir que os sujeitos dos experimentos não davam significado às sílabas supostamente sem significado. Em outras palavras, os sujeitos mais espertos poderiam estar criando um significado para lembrar melhor o que deveriam repetir, e de maneira estranha, corrompendo a experiência de Ebbinghaus. Experiências com disléxicos, afásicos, crianças e mesmo leitores fluentes mostram que todos temos problemas em memorizar e repetir seqüências de palavras sem sentido. O trava-línguas pode mostrar, na prática e brincando, a importância de se ancorar no significado quando se fala.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

curiosidades sobre animais

VELOCIDADE DE ALGUMAS ESPÉCIES:
O guepardo é o mamífero mais rápido do mundo. Pode atingir uma velocidade de 110 km/hora. Já o homem atinge um máximo de 43 km/hora.
ANIMAL: KM/HORA.
ANTÍLOPE INDIANO: 98.
LEÃO: 80.
GAZELA: 80.
CAVALO: 75.
RAPOSA: 67.
ZEBRA: 65.
HIENA: 65.
COELHO: 55.
GIRAFA: 50.
VEADO NOBRE: 48.
GATO DOMÉSTICO: 48.
RINOCERONTE: 45.
ELEFANTE: 40.
PINGÜIM: 37.
COBRA: 32.
PERU: 24.
ESQUILO: 20.
PORCO: 17.
QUEM NÃO CORRE, VOA:
ANIMAL: KM/HORA.
ABELHA: 17.
ÁGUIA: 160.
ANDORINHA: 170.
BORBOLETA: 32.
FALCÃO: 160.
GAIVOTA: 60.
POMBO: 100.
TEMPO DE VIDA DOS ANIMAIS:
As tartarugas Marion, das ilhas Seychelles, no oceano Índico, detêm o recorde de longevidade entre os animais: 152 anos de idade. O mamífero de vida mais longa é o homem. Alguns vivem mais de 100 anos. Depois, vem o elefante asiático, com 78 anos. Os dados abaixo são o tempo de vida média de algumas espécies.
ANIMAL: VIDA.
ARARA: 63.
AVESTRUZ: 50.
BURRO: 12.
CACHORRO: 12.
CANGURU: 7.
CARNEIRO: 10.
CAVALO: 30.
CHIMPANZÉ: 20.
COELHO: 12.
CORUJA: 24.
CORVO: 69.
ELEFANTE AFRICANO: 60.
ESQUILO: 11.
GALINHA: 7.
GATO: 13.
GIRAFA: 10.
GOLFINHO: 65.
GORILA: 20.
HIPOPÓTAMO: 40.
LEÃO: 25.
PORCO. 10.
RATO: 2.
RINOCERONTE: 70.
TARTARUGA: 100.
TIGRE: 25.
URSO: 15.
VACA: 15.
VEADO NOBRE: 10.
ZEBRA: 15.
NOME DADO AOS SONS DOS BICHOS:
NOME DO SOM: ANIMAL.
ARRULHAR: POMBO.
AZOINAR: ABELHA E MOSQUITO.
BALIR: CARNEIRO.
BERRAR: CABRA.
BRAMAR OU BRAMIR: URSO, TIGRE OU VEADO.
CACAREJAR: GALINHA.
CHILREAR: PÁSSAROS.
COAXAR: SAPO.
CRICRILAR: GRILO.
CROCITAR: CORVO.
GANIR: CACHORRO.
GORJEAR: PÁSSAROS.
GRASNAR: PATO, MARRECO, CISNE E GANSO.
GRUNHIR: PORCO E JAVALI.
GUINCHAR: PORCO, CACHORRO, MORCEGO E GAVIÃO.
LADRAR: CACHORRO.
LATIR: CACHORRO.
MIAR: GATO.
MUGIR: BOI.
PIAR: PÁSSAROS.
RELINCHAR: CAVALO.
ROSNAR: CACHORRO E LOBO.
RUGIR: LEÃO.
SUSSURRAR: INSETO.
TRILAR OU TRINAR: PÁSSAROS.
UIVAR: LOBO.
ULULAR: HIENA.
URRAR: LEÃO.
ZUMBIR: INSETOS.
ZURRAR: BURRO.
O LATIDO DO SEU CACHORRINHO EM OUTROS IDIOMAS:
Se o seu cachorrinho fez whou, whou em vez de au, au, ele deve ser francês. Cada país tem uma maneira de escrever os sons de seus animais. Veja o que acontece com os cães:
PAÍS: ESCRITA DO LATINO.
ALEMANHA: VOW, VOW.
ARGENTINA: GUA, GUA.
BRASIL: AU, AU.
COLÔMBIA: GUAU, GUAU.
ESTADOS UNIDOS: RRRUF, RUF.
FRANÇA: WHOU, WHOU.
JAPÃO: WON, WON.
RÚSSIA: GUF, GUF.
TAILÂNDIA: HONG, HONG.
VIETNÃ: GO, GO.
VAMOS PESAR OS BICHOS?
ANIMAL: PESO.
BEIJA-FLOR: 10 GRAMAS.
PARDAL: 50 GRAMAS.
HAMSTER: 120 GRAMAS.
RATO: 450 GRAMAS.
CHINCHILA: 700 GRAMAS.
FRANGO: 3 QUILOS.
COELHO: 3,5 QUILOS.
GATO: 6 QUILOS.
RAPOSA: 6,5 QUILOS.
COIOTE: 34 QUILOS.
CHIMPANZÉ: 70 QUILOS.
FOCA: 80 QUILOS.
AVESTRUZ: 100 QUILOS.
VEADO: 180 QUILOS.
URSO POLAR: 320 QUILOS.
CAVALO: 450 QUILOS.
DROMEDÁRIO: 500 QUILOS.
CAMELO: 700 QUILOS.
VACA: 700 QUILOS.
HIPOPÓTAMO: 3 TONELADAS.
ELEFANTE AFRICANO: 6,5 TONELADAS.
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE OS ANIMAIS:
1. O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.
2. O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta-cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.
3. Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.
4. Quanto em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.
5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.
6. O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.
7. Um porco-espinho, tem em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.
8. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.
9. Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).
10. Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura, o mesmo tamanho de um camelo. As girafas atingem sete metros, o mesmo que um prédio de dois andares.
11. A mula é resultado do cruzamento de um burro e uma égua.
12. Num único dia, uma andorinha come 2 mil moscas.
13. Os elefantes possuem uma audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo. Suas presas pesam mais de cem quilos. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe duzentos litros de água por dia. Sua tromba suga dez litros de água de uma só vez.
14. Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano.
15. De acordo com a espécie, uma centopéia pode ter de 28 a 354 patinhas.
16. O coice mais fiolento de que se tem notícia é o da girafa.
17. O pernilongo macho vive de néctar ou seivas vegetais. São as fêmeas que sugam o sangue dos mamíferos, aves e amfíbios para depois produzirem os ovos.
18. Para fazer seu cricri caacterístico, o grilo esfrega uma das asas dianteiras na borda da outra. As mêmeas são mudas.
19. Dromedário e camelo não são iguais. Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais fácil a diferenciação, diz-se que o dromedário tem uma corcova e o camelo, duas. O dromedário é masi dócil e fácil de montar.
21. Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinqüenta vezes o seu peso. Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.
22. Mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualuqer outra cor.
23. As abelhas tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois menores na frente.
24. O bicho-da-seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir a presença da fêmea a 11 km de distância.
25. As formigas são equipadas com cinco narizes diferentes, cada um com uma função específica. A minhoca e a lesma, possuem quatro.
26. O caracol faz um único acasalamento durante sua vida inteira. Também quando ele acontece… dura 12 horas!
27. Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzirem um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. As abelhas-rainhas põem 3 mil ovos num único dia.
28. A criatura mais pesada do mar, a baleia-azul, pesa 140 toneladas. É vinte vezes mais pesada que a maior criatura da terra, o elefante africano.
29. Um atum pode nadar até 170 km num único dia.
30. Um polvo pode medir de ponta a ponta, trinta metros. Ele possui uma bolsa que contém tinta e lhe serve de defesa. Atacado, ele solta esse líquido, que enegrece a água ao seu redor.
PERGUNTAS CURIOSAS:
1. Porque as hienas vivem rindo?
As hienas não riem. À noite, elas costumam soltar seu uivo esquisito, que parece uma gargalhada.
2. As listras das zebras são sempre iguais?
Não. Cada zebra tem um desenho diferente, como acontece com nossas impressões digitais.
Agora vem a colaboração do meu amigo Matias Júnior sobre as zebrinhas.
Bem, foi a forma que a natureza lhes deu para se defender dos seus predadores. O maior predador da zebra, são os leões e outros felinos.
Acontece que, esses caçadores quando estão se preparando para atacar, eles se fixam em um único animal e depois partem para o ataque. As zebras, ao perceberem o ataque, começam a correr e como elas estão em manadas, as listras começas a se misturar em um movimento que deixa qualquer atacante confuso e até hipnotizado. Eles perdem o referencial. Ou seja, é uma defesa bem eficaz…
3. Por que os pássaros voam numa formação em V?
A formação em V ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é subistituído por outro mais descansado.
4. Por que o galo canta ao amanhecer?
O galo é um verdadeiro despertador. Ao nascer do dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O cocoricó tem a função de desafiar qualquer desafiante. É o jeito que ele encontrou para controlar seu território. Geralmente, o galinheiro tem um único galo, pois só um sobreviveria à disputa pela liderança.
5. O pica-pau não fica com dor de cabeça de tanto bicar as árvores?
Não, ele nunca vai precisar de analgésicos. A cabeça do pica-pau tem pequenas bolsas de ar que amortecem as batidas no crânio.

curiosidades matemáticas

Você conhece o número mágico?
1089 é conhecido como o número mágico. Veja porque:
Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior:
875 - 578 = 297

Agora inverta também esse resultado e faça a soma:
297 + 792 = 1089  (o número mágico)

Curiosidade com números de três algarismos
Escolha um numero de três algarismos:
Ex: 234
Repita este numero na frente do mesmo:
234234
Agora divida por 13:
234234 / 13 = 18018
Agora divida o resultado por 11:
18018 / 11 = 1638
Divida novamente o resultado, só que agora por 7:
1638 / 7 = 234
O resultado é igual ao numero de três algarismos que você havia escolhido: 234.
O que é um número capicua?
Um número é capicua quando lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representa sempre o mesmo valor, como por exemplo 77, 434, 6446, 82328. Para obter um número capicua a partir de outro, inverte-se a ordem dos algarismos e soma-se com o número dado, um número de vezes até que se encontre um número capicua, como por exemplo:

Partindo do número 84: 84+48=132;132+231=363, que é um número capicua.

O que são números ascendentes?
Um número natural é chamado de ascendente se cada um dos seus algarismos é estritamente maior do que qualquer um dos algarismos colocados à sua esquerda. Por exemplo, o número 3589.
Quanto vale um centilhão?
O maior número aceito no sistema de potências sucessivas de dez, é o centilhão, registrado pela primeira vez em 1852. Representa a centésima potência de um milhão, ou o número 1 seguido de 600 zeros (embora apenas utilizado na Grã-Bretanha e na Alemanha).
Data histórica: 20/02 de 2002

Quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2002 foi uma data histórica. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio.

Essa conjugação ocorreu exatamente às 20 horas e 02 minutos de 20 de fevereiro do ano 2002, ou seja, 20:02 20/02 2002.

É uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao fato de que os três conjuntos de quatro algarismos são iguais (2002) e simétricos em si (20:02, 20/02 e 2002).

A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11 de novembro do ano 1111, formando a data 11h11 11/11/1111. A próxima vez será somente às 21h12 de 21 de dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112). Provavelmente não estaremos aqui para presenciar. 

Depois, nunca mais haverá outra capicua. Em 30 de março de 3003 não ocorrerá essa coincidência matemática, já que não existe a hora 30.
Quadrados de números inteiros
O quadrado de um numero é um dos inteiros da série 1, 4, 9, 16, 25, etc. Não se torna difícil verificar a relação entre os membros consecutivos desta série. Verificamos que se somarmos o quadrado de x , mais duas vezes x mais 1 , o próximo quadrado sucessivo é obtido.
Por exemplo , 52 + 2.5 + 1  =  25+10+ 1 = 36 = 62
Se soubermos o valor de um determinado número ao quadrado, o próximo numero é facilmente obtido.
Exemplo: Sabendo que o quadrado de 18 é 324 , temos:
192 = 182 + 2.18 + 1 = 324+36+ 1 = 361
A razão para tal fato verifica-se pela relação algébrica:
(a + b)2 = a2 + 2ab + b2
19 = (18 + 1) = 182 + 2.18.1 + 12 = 361
Quadrados perfeitos e suas raízes
Os pares de quadrados perfeitos:
144 e 441, 169 e 961, 14884 e 48841
e suas respectivas raízes:
12 e 21, 13 e 31, 122 e 221, são formados pelos mesmos algarismos, porém escritos em ordem inversa.
O matemático Thébault investigou os pares que têm esta curiosa propiedade. Encontrou, por exemplo, a seguinte dupla:
11132 = 1.238.769   e   31112 = 9.678.321
O que representa o número Pi?
O número PI representa o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. É a mais antiga constante matemática que se conhece. É um número irracional, com infinitas casas decimais e não periódico.
O que são números amigáveis?
Números amigáveis são pares de números onde um deles é a soma dos divisores do outro.Como exemplo, os divisores de 220 são: 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110 cuja soma é 284. Por outro lado, os divisores de 284 são: 1, 2, 4, 71 e 142 e a soma deles é 220. Fermat descobriu também o par 17.296 e 18.416. Descartes descobriu o par 9.363.584 e 9.437.056.
Você sabe quantas casas decimais do número Pi são conhecidas?
São conhecidas 51539600000 casas decimais de Pi, calculadas por Y. Kamada e D. Takahashi, da Universidade de Tokio em 1997. Em 21/8/1998 foi calculada pelo projeto Pihex a 5000000000000a. casa binária de Pi.

curiosidades sobre o universo

  1. A Terra pesa 5 980 000 000 000 000 000 000 000 kg;
  2. Se estás a tentar decorar o nome das estrelas, começa por esta: Torcularis Septentrionalis. Não a consegues pronunciar, mas também não consegues esquecer;
  3. Um carro a 160km/h demoraria 221 000 milhões de anos a chegar ao centro da Via Láctea;
  4. O Universo expande-se cerca de 1,6 biliões de km por hora;
  5. Os astronautas não podem chorar. Não que seja lei, mas porque não existe gravidade para que as lágrimas possam escorrer;
  6. As interferências nas televisões são provocadas pelas ondas do Big Bang no início do Universo;
  7. A constelação do Cruzeiro do Sul tem 54 estrelas, das quais só consegues ver 5 à vista desarmada;
  8. O maior vulcão conhecido situa-se em Marte, o Monte Olimpo, 3 vezes mais alto que o nosso Monte Evereste;
  9. A Lua afasta-se da Terra cerca de 3cm por ano;
  10. As estrelas anãs são tão densas, que um dado feito desse material pesaria tanto como um carro;
  11. A estrela Eta Carinae emite cerca de 5 milhões de vezes mais energia que o Sol;
  12. Todos os anos caem cerca de 150 toneladas de meteoritos e fragmentos na Terra. Trata-se de uma média de 410kg por dia;
  13. Em 1846 foi anunciada a descoberta de uma 2ª lua em órbita da Terra. Mais recentemente, entre 1966 e 1969, foram anunciadas mais 10 luas. Todas acabaram por não se demonstrar verdadeiras;
  14. As estrelas não cintilam. O que vemos, é a interferência da atmosfera terrestre na luz que chega até nós;
  15. Planeta é uma palavra grega que significa viajante. Deram esse nome aos planetas pois estes se deslocavam em relação às estrelas “fixas”;
  16. O Telescópio Espacial Hubble é capaz de fotografar os olhos de uma mosca a 13 700km de distância, teoria ainda não demonstrada devido à inexistência de moscas no espaço;
  17. A ventania em Neptuno chega a atingir os 2 100km/h;
  18. O impacto da alunagem da Apollo 12 fez com que a superfície lunar vibrasse durante 55 minutos;
  19. Não conseguimos ver uma única estrela em tempo real, e a maioria vemos mesmo com milhares de anos de atraso. Até o nosso Sol demora 8 minutos e 20 segundos a chegar a nós, pelo que se explodisse, demoraríamos esses 8 minutos para nos apercebermos. E algumas estrelas que observamos no céu podem já não existir…
  20. Já agora, 45% dos americanos desconhecem que o Sol é uma estrela;
  21. O primeiro pé a pousar na Lua (de Neil Armstrong) calçava o número 41;
  22. O buraco negro mais pequeno já descoberto, tem apenas 24km de diâmetro. Não te iludas: na verdade estes micro buracos negros exercem uma força de atracção muito mais forte que os grandes, ou seja, quanto mais pequenos, mais devastadores;
  23. O teu corpo junto do buraco negro da curiosidade acima, seria transformado num simples fio de esparguete.
Céus limpos!

quiz- curiosidades

responda mentalmente sem olhar as respostas :

  1. quantos anos durou a gerra dos cem anos ?
  2. onde é fabricado o chapéu panama ?
  3. o nome "ilhas canarias " foi dado por causa de qual animal?
  4. quantos anos durou a guera dos 30 anos ?
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  1. a guerra dos cem anos durou 116anos e não cem.
  2. o chapéu panama é feito no Equador e não no panama
  3. o nome das ilhas canarias foi dado por causa de cães e não canarios.
  4. a guerra dos 30 anos sim durou 30 anos mas essa foi só para você não ficar sem graça.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

curiosidades sobre os humanos

CORPO HUMANO
O nosso cérebro é constituído por mais de 10 mil milhões de células nervosas e pesa cerca de 1,5 Kg! É o órgão mais extraordinário que temos! Ele controla e regula todos os processos inconscientes, tais como a respiração ou a freqüência cardíaca, e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. É o local da consciência, pensamento e criatividade!

Como é que o cérebro comunica com o corpo?
Diferentes partes do cérebro executam diferentes tarefas. Algumas partes recebem mensagens dos órgãos sensoriais, enquanto que outras controlam o equilíbrio e a coordenação muscular. Há outras partes ainda que regulam a fala, as emoções, as memórias, movimentos básicos e cálculos complexos. Podes pensar que é no coração que sentes as emoções, na realidade, elas são sentidas no cérebro. Podes pensar que são as tuas pernas que te levam onde queres, mas na verdade é o teu cérebro que dá instruções aos músculos para fazerem as pernas moverem-se. São os olhos que recebem a luz e projetam as imagens na retina, mas aquilo que vemos é processado pelo cérebro.


O cérebro humano é diferente do dos outros animais?
O cérebro humano é mais complexo do que o de qualquer animal na Terra! Porquê? Em comparação com o tamanho do corpo, o nosso cérebro é bastante grande, o que não acontece com mais nenhum outro animal. Durante o crescimento, o cérebro vai ficando enrugado. Se ele não enrugasse e crescesse normalmente, ficaria do tamanho de uma almofada!


O cérebro está dividido em duas partes (hemisférios). O lado esquerdo controla o lado direito do corpo; e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo.

O cérebro de um recém-nascido cresce quase 3 vezes o seu tamanho durante o primeiro ano! Os humanos têm o cérebro mais complexo de qualquer criatura na Terra.

O cérebro humano é o que possui mais pregas de todos os seres vivos. Por isso, se o estendesse-mos, mediria aproximadamente 2 metros, enquanto que o cérebro de um gorila, apesar de ter o mesmo peso, só mediria uma quarta parte do tamanho do cérebro humano.

Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!

Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

1,4 kg - O peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.

O cérebro possui 12 milhões de células nervosas (neurônios).

Os impulsos nervosos podem ser transmitidos pelos nervos ou pelas fibras musculares a uma velocidade superior a 320 km/h.

A hormona denominada corticosterona, que é segregada em momentos de ansiedade, é a responsável pelas repentinas perdas de memória. Esta hormona bloqueia a recuperação de informação até uma hora depois de terminar a situação de tensão. Isto explicaria, por exemplo, que alguns estudantes fiquem em branco nos exames. Ao acalmar, o cérebro recupera de novo os dados.

Boa parte das imagens que vemos são processadas nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, captando apenas as imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demoraria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel a andar a 40 Km/h seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira.

O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.

Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano.

Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.

Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.

Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.

O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês e mais depressa pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.

O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.

Uma piscadela de olho dura, em média, um décimo de segundo.

Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos.

Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.

Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.

Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.

A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.

O corpo humano precisa de cerca de 6 mil nomes para que todas as suas partes macroscópicas sejam descritas.


As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo a dormir.

Os Humanos são os únicos primatas que não têm pigmentação na palma das mãos.

Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sangüíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.

A superfície da pele mede 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 kg.

O corpo possui pequenos ossos que, um dia, fizeram parte de uma cauda (cóccix) e músculos inoperantes que serviam para movimentar as orelhas. São chamados órgãos vestigiais.

Cerca de 321.000 km de vasos transportam o sangue por todo o corpo de um adulto.

Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.

Existem 5 milhões de glóbulos vermelhos e 10 mil glóbulos brancos em cada gota de sangue.

Os bebês conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.

Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes.

Um verdadeiro mestre Faquir pode fazer coisas muito mais espetaculares do que suportar os pregos existentes no seu colchão. Ele pode, por exemplo, fazer com que metade da sua palma da mão aqueça 10 graus a mais do que a outra metade, pode parar o coração durante um certo tempo, ou pode reduzir os seus sinais vitais até ao mínimo entrando num estado parecido à hibernação de alguns animais.

Existem vários tipos de amnésia. A amnésia retrógrada é a mais rara, apesar de ser a mais cinematográfica. Neste tipo de amnésia, o indivíduo não se lembra de nenhum aspecto da sua vida antes da ocorrência da lesão. Por outro lado, na amnésia anterógrada, a mais comum e grave, o indivíduo recorda-se do seu passado, mas não consegue aprender nada de novo.

Durante o tempo que demoraste a ler esta frase 50.000 células do teu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas.

O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 de vezes.

Em 21 de Novembro de 1997, os cabelos de Hoo Sateow foram desenrolados e medidos. O comprimento do seu cabelo chegava aos 5.15 metros. Este é, oficialmente, cabelo mais comprido do mundo. No entanto, em segundo lugar, aparece o seu irmão Yee com 5.00 metros de cabelo. Ajudados pelos vizinhos da aldeia, os dois irmãos lavam os cabelos uma vez por mês com detergente e água. Hoo começou a deixar crescer o cabelo em 1929, quando tinha 18 anos de idade. Antes disso, nesse mesmo ano, cortou o cabelo e ficou gravemente doente, o que o levou a dizer que nunca mais cortaria o cabelo... e assim foi até hoje.

A barba mais longa media 1.83 metros e pertencia ao indiano Shamsher Singh. A medida foi feita desde o queixo até à ponta da barba, em 18 de Agosto de 1997.

Um adulto médio produz cerca de meio litro de gás flatulento por dia, resultando numa média de 14 ocorrências flatulentas por dia.

A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para os 36 graus durante a madrugada.

As impressões digitais formam-se 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

O corpo é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células; e regula a temperatura.

Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.

O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para o esguichar a uma altura de 9 metros.

Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.

Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.

Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.

Se uma pessoa usar "headphones" durante mais de uma hora, o número de bactérias do ouvido aumenta 700 vezes.

As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.

O teu coração bate mais de 100.000 vezes por dia!

O crânio tem 29 ossos.

A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.

Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.

O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros uma décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue a correr nas suas veias e artérias.

O que fazem os músculos?
Os músculos permitem fazer movimentos. Os músculos movem-nos. Sem músculos seriamos incapazes de abrir a boca, falar, andar, falar, ou até mesmo digerir a comida. Não conseguiríamos mover nade dentro ou fora do nosso corpo. De fato, sem músculos, não conseguiríamos viver muito mais do que alguns minutos.


Quantos músculos temos?
Em média, 40% do peso do corpo está nos músculos. O corpo humano tem mais de 630 músculos. Os músculos não puxam, eles empurram. Você pode se perguntar: se os músculos não puxam, como é que eu consigo mover os dedos para trás e para frente? A resposta? Os músculos funcionam aos pares. Deste modo há sempre um músculo que fazendo um movimento inverso ao outro.


Como é que os músculos se movem?
As células que constituem os músculos fazem movimentos de contração e relaxação. Pequenas fibras microscópicas nestas células contraem-se deslizando umas ao lado das outras, tal como quando abrimos e fechamos uma porta de correr. As células dos músculos usam a energia química proveniente dos alimentos para poderem fazer estes movimentos. Sem alimentos, e alguns tipos de nutrientes, os músculos não seriam capazes de obter a energia para se moverem.


Alguns músculos são chamados "voluntários", ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários. E como é que estes músculos se movem? Eles movem-se através de sinais provenientes de alguns nervos e, em alguns casos, do cérebro.

Temos mais de 30 músculos faciais que nos permitem realizar expressões tais como: surpresa, alegria, tristeza ou choro.

Os músculos dos olhos são os que mais trabalham. Estima-se que eles se movam mais de 100.000 vezes por dia.

Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

Para dizer uma única palavra, usamos 70 músculos.

O menor músculo do corpo é o estapédio, que fica na cavidade do tímpano, no ouvido médio.

Porque é que precisamos respirar?
Todas as células do nosso corpo precisam de oxigênio. Sem ele, elas não se conseguiam mover, reproduzir, e transformar a comida em energia.


Como é que respiramos?
A respiração é feita com a ajuda do Diafragma e outros músculos do peito e do abdômen. Estes músculos aumentam literalmente o espaço e a pressão dentro do nosso corpo para permitir a respiração. Quando o diafragma desce, não só deixa mais espaço para os pulmões se expandirem, mas também baixa a pressão do ar dentro do corpo. Inspiramos o ar do exterior, que tem uma pressão maior. O ar expande os pulmões como se fossem dois balões. Quando o diafragma relaxa, a cavidade torácica volta ao seu tamanho normal. Os músculos apertam as costelas e os pulmões para expelir o ar.


Tudo começa no nariz
Inspiramos cerca de 20 vezes por minuto. Quando o fazemos, inalamos o ar através da cavidade nasal, onde ele é filtrado, aquecido e humidificado. De seguida, passa pela garganta. Curiosamente, o esôfago (onde entra a comida) está na parte da frente da garganta, e a traquéia (onde passa o ar) está na parte de trás. Quando comemos, existe um 'alçapão' - a epiglote - que tapa a traquéia de modo a que a comida não entre para os pulmões.


O ar tem um longo caminho a percorrer até chegar aos pulmões. Vai descendo pela traquéia, passando pelas cordas vocais até se dividir em dois tubos que o levam a cada um dos pulmões. Dentro dos pulmões, os tubos, chamados brânquias, dividem-se em tubos ainda menores, tais como os ramos de uma árvore. No final destes tubos, existem milhões de bolhas ou sacos minúsculos chamados alvéolos. Se espalhasse-mos os alvéolos de um adulto eles dariam para cobrir uma área de um terço do tamanho de um campo de tênis.

O que fazem estes sacos?
Eles ajudam a realizar uma tarefa mágica. Os sacos levam o oxigênio que inspiramos até à corrente sangüínea. Eles trocam o ar por produtos que não sejam necessários, tais como o dióxido de carbono, que não pode ser usado pelas células.


Como é que acontece esta troca?
Com a ajuda dos glóbulos vermelhos que funcionam como camiões de uma empresa de mudanças. Eles aparecem junto dos alvéolos para trocar o dióxido de carbono pelo oxigênio puro acabado de ser inspirado. Durante este processo, os glóbulos passam de uma cor púrpura para o vermelho vivo à medida que começam a carregar os oxigênio para todas as células do corpo.


O que acontece ao dióxido de carbono?
Passa pelos pulmões, sobe pela traquéia e sai quando expiramos. Não precisamos dar ordens ao cérebro para continuar a respirar, pois ele faz com que os pulmões respirem automaticamente.


Se extraíssemos um pulmão e o abríssemos totalmente (estendendo-o) ele teria o mesmo tamanho que um campo de tênis.

Os pulmões contêm quase 2400 quilômetros de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos.

As plantas são nossas parceiras na respiração. Nós inspiramos oxigênio e expiramos dióxido de carbono. As plantas absorvem o dióxido de carbono e largam oxigênio.

As pessoas têm tendência para apanhar mais constipações no Inverno porque passam mais tempo dentro de casa e mais tempo perto de outras pessoas. Quando uma pessoa espirra, tosse ou até mesmo respira, os germes passam para o ar.

É impossível lamber o seu próprio cotovelo.

Se você espirrar com muita força pode partir uma costela.

Se você tentar impedir que um espirro seja expelido pode morrer ou causar a ruptura duma veia no cérebro ou na nuca.

Se você mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro, é possível que eles saiam das órbitas.

Tal como as impressões digitais, a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa.

O músculo mais potente do corpo humano é a língua.

É impossível espirrar com os olhos abertos.

A cada ano, 98% dos átomos do seu corpo são substituídos.

domingo, 6 de novembro de 2011

frase para pensar

''se você quer sorrir, sorria hoje , pois o ontem já passou e o amanhã pode ser que não exista''